Aloe Vera, a Babosa nossa de cada dia
- Vaidya Ayurveda
- 29 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

As propriedades curativas e terapêuticas da Aloe Vera (Babosa) são bem conhecidas e aplicadas há séculos pelos egípcios, gregos, chineses, romanos e a Ayurveda até mesmo incluí-lo na chamada “ordem de ouro” das 50 plantas mais curativas.
Benefícios:
Aloe Vera é um poderoso medicamento ayurvédico, aplicado tanto interna quanto externamente. É usada para o tratamento de hipertensão, hipotensão, sangramento, anemia e outros.
Um ótimo laxante
Na Ayurveda, o pó de Aloe é frequentemente usado durante o procedimento de Virechana. O virechana é um tratamento de desintoxicação profundo utilizado para eliminar impurezas do intestino delgado, estômago, fígado, vesícula biliar e pâncreas através de uma purgação terapêutica induzida por ervas.
Ajuda o processo de desintoxicação do organismo com a remoção de "ama” (toxinas) dos tecidos do corpo e especialmente do sangue. Nesse caso, a planta é adequada para todos os doshas, mas para o Vata dosha deve ser aplicada em pequenas quantidades.
Cura problemas de pele
Recomendada para o tratamento de várias doenças de pele, como feridas, picadas de insetos, hematomas e eczema. Suas propriedades antibacterianas e antifúngicas ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para a área afetada, ajudando assim no processo de cicatrização. Além disso, a planta estimula as células da pele responsáveis pela cicatrização de feridas e auxilia na produção de colágeno - proteína que controla o processo de envelhecimento da pele.
Um dos maiores benefícios da Aloe Vera é o seu efeito benéfico no sistema digestivo. Devido ao alto teor de enzimas, bem como ao efeito antiinflamatório de alguns de seus componentes, a babosa é muito preciosa para pessoas com problemas digestivos.
A Aloe Vera é um excelente tônico para o fígado, baço, sistema reprodutivo e circulatório. Cura a prisão de ventre, mantém um bom pH do estômago, ajuda na cura de doenças inflamatórias intestinais, dispepsia, úlceras estomacais e duodenais.
Hidrata, fortalece e nutre o cabelo e couro cabeludo em profundidade, fornecendo as vitaminas e minerais necessários. Devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, a aloe também é muito eficaz no combate à caspa. As enzimas contidas no gel de aloe, eliminam as células mortas do couro cabeludo, além de auxiliar na rápida recuperação do tecido cutâneo ao redor dos folículos capilares.
Melhora a função sexual
Apesar da crença de que a Aloe Vera é uma planta “feminina”, também pode ser usado por homens (especialmente por aqueles com constituição Pita) para normalizar as funções sexuais.
As mulheres podem usar a Aloe Vera para quase todas as doenças femininas do sistema reprodutor - desde distúrbios do ciclo mensal até como lidar com os problemas da menopausa.
Que o alimento seja medicina!
Comentários