Gengibre nosso de cada dia
- Vaidya Ayurveda
- 29 de abr. de 2021
- 1 min de leitura

Quando se trata de temperos recomendados pela Ayurveda, o gengibre está no topo da lista! Em todas as suas formas (raiz fresca e seca), o gengibre foi aclamado "o remédio universal", de acordo com sua forma sânscrita Vishabhesaj, que significa universalmente benéfico. Conhecido por seu aroma e sabor acentuados, porém doces, o valor do gengibre vai muito além da cozinha.
Como o gengibre ajuda na digestão
Um princípio do Ayurveda é que um sistema digestivo forte é fundamental para uma boa saúde e bem-estar. O gengibre não apenas estimula a digestão, mas também elimina bloqueios e congestão, estimulando as enzimas digestivas e o ácido clorídrico, ajudando a transformar a massa bruta dos alimentos em uma essência mais fina. Ao quebrar os alimentos e desobstruir as vias circulatórias, o gengibre torna os nutrientes mais biodisponíveis para as partes específicas do corpo.
Além de despertar o fogo digestivo e ajudar no transporte e absorção de nutrientes, a natureza quente e picante do gengibre também abre o apetite! Por essas razões, os textos do Ayurveda (sutras) há muito recomendam comer gengibre fresco antes das refeições (exceto no caso da elevação de Pitta, quando o uso de raiz de gengibre é contra-indicado).
Efeitos curativos do gengibre
Os benefícios terapêuticos do gengibre, defendidos pela Ayurveda, também foram reconhecidos pela medicina moderna, o que confirma e endossa a eficácia do gengibre para:
Melhorando a digestão
Melhorar a circulação
Prevenção de enjôo e enjôo aéreo
Prevenindo náuseas e vômitos
Fornece um efeito analgésico para dores nas articulações
Uma panacéia para resfriados e tosses comuns
Tratamento dos estágios iniciais da artrite reumatóide
Ajudando a eliminar desperdícios
Comments